Como solucionar a dor do cliente e acertar nas vendas
1. DOR DO CLIENTE
Hoje em dia , seja no atendimento presencial ou em vendas internas, o ponto chave para o sucesso de qualquer venda é entender a real necessidade do cliente, a dor que motivou toda jornada até o momento do contato. Aqui estão 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes
Não existe uma classificação exata do tipo de problema, uma vez que cada cliente é diferente e, evidentemente, enfrenta situações distintas e conta com necessidades específicas.
Todo cliente tem uma história e um motivo para buscar um produto, e mesmo com as melhores condições e as principais técnicas, é muito difícil ganhar uma venda sem acertar no ponto certo.
Toda a mágica da venda está em 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes e demonstrar como você tem o remédio que ele precisa.
É precisamente aqui que surgem as marcas e os especialistas em Marketing, para detectar, solucionar e conseguir que o cliente fique satisfeito e supere um cenário que para ele é incômodo ou negativo.
Leia nosso artigo 9 maneiras de pensar fora da caixa e saiba mais.
Se você quer aprender a identificar e solucionar as dores dos seus potenciais clientes com o objetivo de melhorar sua estratégia de Marketing, então não deixe de ler este artigo. Nele, você verá:
Como identificar a dor do cliente?
Como solucionar a dor do cliente?
2.Tipos de “dor dos seus clientes” :
Uma das etapas do processo de vendas é justamente atrair os leads com base em suas dores, propondo soluções para as mesmas.
O primeiro ponto que precisa estar claro na mente dos gestores é o seguinte: nem todos os prospects (possíveis clientes) sabem identificar suas próprias dores. Alguns sequer têm consciência do problema.
Leia também nosso artigo “como encontrar seu nicho e o cliente ideal para seu negócio digital” e saiba mais sobre isso.
Continuando, há dois tipos de dores dos clientes que veremos a seguir.
2.1 Dores latejantes:
São aquelas que estão em um estado mais desenvolvido, de modo que o problema é tão relevante
a ponto de não haver possibilidade de ignorá-lo.
É fácil de localizar, pois se trata de algo concreto e presente. Ou seja, é um motivo claro para se buscar ajuda.
2.2 Dores latentes:
São como uma doença infecciosa, representando o estágio inicial da contaminação de um vírus.
O agente permanece incubado e quase indetectável.
Contudo, aos poucos, o organismo — nesse caso, a empresa — sente os efeitos de sua evolução e adoece.
Quando o lead revela as suas dores latentes ou latejantes durante a abordagem, é porque ele enxerga no produto que você oferece a solução ideal para resolver o problema.
3. Identifique um desses 4 possíveis problemas que causam dor em seus clientes
Os pontos de dores dos clientes são os problemas específicos que atrapalham o processo comercial.
São esses problemas que fazem com que o lead vá atrás de um produto ou serviço que solucione de vez a questão.
Se a sua empresa oferece esse serviço, basta que o vendedor capriche na abordagem e feche a venda.
Agora passemos a observá-los.
3.1 Produtividade
A forma como seu cliente trabalha hoje faz com que ele gaste tempo e esforços em demasia e não obtenha os resultados que planejou.
3.2 Financeira
O seu prospect gasta muito dinheiro com algum determina serviço ou produto que, mesmo que traga bons resultados, acaba onerando demais sua operação.
3.3.Suporte
Seu cliente não conta com suporte do atual produto ou serviço que consome. Com isso, acaba conseguindo superar seus desafios nem atingir suas metas e objetivos.
3.4 Processo
A solução atual que seu cliente usa é ineficiente.
Não traz os resultados esperados e não justifica o investimento feito anteriormente.
Seu cliente pode ter uma ou mais dessas dores.
E você precisa antecipá-las e estar pronto para mostrar que a sua solução é diferente de todas as outras que ele experimentou que geraram frustrações.
4.Finalmente, os 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes
4.1. Entenda o seu público
O primeiro dos 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes seria começar procurando entender melhor o seu público.
- Por que eles procuram os produtos ou serviços da sua empresa?
- Quais fatores pesam na sua decisão de compra?
- E quais são suas principais objeções?
Essas são algumas informações que possibilitam uma compreensão inicial sobre as dores vividas por essas pessoas.
4.2. Faça uma pesquisa com os clientes
Continuando, o segundo dos 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes é necessário ouvir o cliente.
Para ter acesso a dados mais precisos, você pode conduzir pesquisas com clientes (e potenciais clientes).
Trata-se de uma oportunidade de tirar todas as suas dúvidas em relação às motivações de compra do público.
Use uma estratégia de redes sociais e questione seu público, você pode perguntar:
- Por que ele precisa do seu produto?
- Quais são os problemas que ele está vivendo?
- Como sua empresa pode ajudá-lo?
- Por que isso é importante para ele?
4.3. Analise a concorrência e o mercado
Outra forma inteligente de aplicar 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes, e identificar seus dissabores é analisar como seus concorrentes estão agindo e como o mercado está estruturado.
Procure entender como as outras empresas estão atuando e quais ações estão dando mais resultados.
Esse é um indicativo poderoso sobre o que o seu cliente realmente quer e o terceiro ítem dos 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes.
4.4. Entenda como a sua empresa gera valor para solucionar a dor dos seus clientes
Para entender melhor os 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes, você deve se perguntar:
Você sabe como a sua empresa gera valor para o cliente?
Certamente existe um bom motivo para que as pessoas escolham seu produto ou serviço em vez de uma outra empresa, não é?
Essa proposta de valor pode ter uma ligação direta com as dores que o cliente vive.
4.5. Enxergue seu produto como solução para solucionar a dor dos seus clientes
Quando você assina uma conta na Netflix, você não está adquirindo apenas acesso a uma plataforma de streaming. Você está adquirindo entretenimento com praticidade.
Ou seja, outro dos 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes, é preciso ir além do produto ou serviço em si e entender como ele pode oferecer uma solução para o seu cliente.
Quando você faz esse exercício, torna-se mais fácil entender por quais razões um cliente faz uma compra.
4.6. Coloque-se no lugar do cliente
Por fim, o ultimo dos 6 passos para solucionar a dor dos seus clientes, será:
Coloque-se sempre no lugar do cliente.
Esse simples exercício permite que você tenha uma outra visão sobre as soluções que são comercializadas pela sua empresa.
Trata-se de uma forma prática de entender melhor as motivações e dores do público.
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