O mercado digital oferece uma série de soluções para quem busca aumentar suas vendas e o alcance de sua marca na internet. Entre elas, está o marketing de afiliados, uma estratégia barata, assertiva e que pode trazer ótimos resultados.
O que é marketing de afiliados?
Marketing de afiliados — ou marketing de afiliação — é uma estratégia comercial que permite que uma empresa passe a ter pessoas divulgando e vendendo seus produtos e serviços sem nenhum vínculo empregatício. Na prática, os afiliados atuam como representantes comerciais e, caso realizem alguma venda, recebem um valor de comissão.
Quer um exemplo prático? Pense no sistema de revenda que conhecemos no comércio tradicional. Quando falamos de marketing de afiliação, podemos dizer que é, basicamente, o mesmo fluxo, porém, neste caso falamos de vendas digitais.
Então, vamos ao que interessa! Basicamente no mercado digital existem 3 funções: a do produtor, a do afiliado e a do consumidor.
O marketing de afiliados se dá por meio da relação entre três indivíduos:
- O produtor ou comerciante (marca, loja, prestadora de serviço etc);
- O afiliado (a pessoa que irá divulgar e vender);
- E o cliente (a pessoa que irá comprar ou contratar do afiliado).
Além disso, esse processo é intermediado por uma rede chamada de programa de afiliação — no decorrer deste artigo conheceremos um exemplo.
Para que você possa começar a trabalhar com o marketing de afiliados, é importante entender o papel de cada pessoa envolvida nessa relação. Confira a seguir:
Produtores
Os produtores (ou comerciantes), são aqueles que possuem um produto (digital ou físico) ou serviço e buscam formas de vendê-lo. O produtor pode ser uma marca, uma loja, um profissional autônomo etc.
Ele tem o papel de criar o produto, definir as estratégias de venda e gerenciar o sistema de marketing de afiliação. Isto é, desde a escolha dos afiliados até o pagamento das comissões.
Afiliados
Os afiliados são aqueles que vão botar a mão na massa e ir atrás de clientes. Podemos chamá-los também de vendedores, revendedores ou representantes comerciais.
Eles são responsáveis por captar e converter os clientes através de uma série de estratégias. Desde blogs até campanhas de e-mail marketing, são diversas as formas de atrair leads. Iremos conhecê-las no decorrer deste conteúdo.
Por exemplo: cursos de automaquiagem, dieta de emagrecimento, receitas, cursos de inglês, preparatórios pra quem quer prestar concursos públicos.. Tem produtos de todas as áreas que você possa imaginar e você tem a liberdade de escolher quais você quer divulgar!
Clientes
O cliente, assim como em todas as estratégias comerciais, desempenha o papel mais importante em um fluxo de marketing de afiliação. É ele que irá fazer valer a pena os investimentos feitos pelo produtor e pelo afiliado.
Através dos canais escolhidos pelo afiliado para a divulgação do produto ou serviço é que o cliente terá conhecimento da marca. Uma vez que ele faz a compra por esse canal, ele garante o lucro da empresa e do afiliado.
Não tem segredo nenhum, lembrando que para se afiliar é totalmente gratuito em qualquer plataforma.
Se tiver mais dúvidas, deixe um comentário que irei te ajudar.
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